No dia três de maio, no Auditório Egas Moniz, da Faculdade de Medicina de Lisboa, realizou-se a cerimónia de atribuição do prémio «Empresas Mais Saudáveis». Esta iniciativa da QuintilesIMS visa sensibilizar empresas e profissionais para a importância de um equilíbrio entre a vida profissional e a saúde e o bem-estar pessoal. Elege as empresas com melhores níveis de saúde a operar em Portugal, através da aferição e do acompanhamento clínico dos seus colaboradores durante um período de três meses.

O objetivo do programa associado ao prémio passa por, através de um ‘health coach’, criar hábitos de estilo saudável adaptados à realidade e ao dia-a-dia de cada colaborador, de modo a reduzir os comportamentos de risco e criar as condições adequadas para uma melhor saúde cardiovascular e psicossocial.

Esta primeira edição, sendo a prova de conceito, contou com uma amostra limitada de empresas mas bastante heterogénea. O objetivo da QuintilesIMS foi testar operacionalmente o programa em empresas com diferentes condições e realidades, de vários sectores e várias dimensões, de modo a garantir que o mesmo poderia ser implementado de igual forma e que os resultados em saúde seriam atingidos. Finalizada a primeira edição, os resultados foram considerados pela organização um sucesso. Garantiu-se evoluções positivas de saúde em todas as empresas participantes, tanto a nível cardiovascular como psicossocial.