O projecto da QuintilesIMS distinguiu as três empresas mais saudáveis a operar no país. São elas:  Grupo Holon (1º), Phillips (2º) e SRS Legal (3º).

Esta distinção decorreu no âmbito do encerramento da 1ª Edição do programa Empresas + Saudáveis, uma iniciativa da QuintilesIMS que visa eleger as empresas com melhores níveis de saúde a operar em Portugal, através da aferição e do acompanhamento clínico dos seus colaboradores durante um período de 3 meses.

A eleição das empresas teve assim por base o bom desempenho dos seus colaboradores que, ao longo dos 3 meses do programa, foram avaliados na evolução dos respectivos parâmetros de saúde cardiovascular (como a pressão arterial, colesterol, glicémia, peso, índice de massa corporal (IMC) e frequência cardíaca), e de saúde psicossocial, através da monitorização da incidência de sintomas como a ansiedade, tensão, stress, fadiga emocional e níveis de concentração.

Na cerimónia foi também distinguido o Colaborador+Saudável – Ricardo Carrilho, da Celtejo.

Foi ainda distinguida, com o Prémio Dedicação, a empresa Celtejo, e a Expanscience, com o Prémio Liderança.

Na 1ª edição do programa participaram também as empresas McDonald’s, Groundforce e Procalçado, que apesar de não constarem nos lugares do ranking, apresentaram também resultados positivos de evolução de saúde ao longo do programa.

André Castro, project manager do Empresas+Saudáveis, explica que «este é o único programa integrado que permite o acompanhamento clínico semanal dos colaboradores, trabalhando gradualmente os objectivos de saúde específicos e adaptados à realidade de cada um. Só desta forma se torna possível alterar estilos de vida e reduzir comportamentos de risco. O facto de o acompanhamento ser realizado por uma equipa clínica multidisciplinar torna possível trabalhar a componente da consciencialização e responsabilização para a saúde dos próprios colaboradores. Estes são continuamente estimulados a registar e auto-monitorizar a sua evolução gradual de saúde e a aceder a uma grande variedade de conteúdos que lhes permitem adoptar novos hábitos saudáveis, de forma fácil e prática».